quarta-feira, 18 de março de 2009

sobre a menstruação


Menstruação
, segundo a Wikipedia: "(...) é o fenômeno fisiológico do período fértil da mulher, que ocorre caso não se dê a fecundação do ovócito II, permitindo a eliminação periódica através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina)".

...

Em outras (minhas) palavras: menstruação é um sintoma físico que bate cartão todo mês e tem como missão, lembrar diariamente que a mulher é atrelada à natureza e que não vai ser diferente. Existem medicamentos que fazem a mulher parar de menstruar e, dizem, que o processo é completamente reversível e que, quando esta mulher estiver (física, psicológica e financeiramente) preparada para ter um(a) filho(a), ela pode simplesmente parar com o tratamento e começar a ovular normalmente a partir daí. Ainda não se sabe que consequencias isso pode trazer no futuro... Mas, enfim.

Eu não gosto de menstruar. Penso em não ter filhos (ou, quem sabe, só um. Uma. Uma menina, mas só quando eu tiver completamente estabilizada psicologica e financeiramente). Tomo pílula para regular meu ciclo que, por natureza, é desregulado ao extremo, coisa de ficar quatro meses sem menstruar e depois passar nove dias menstruando, sem parar, com cólicas absurdas.

Eu não gosto de menstruar. Sinto muita cólica que não passa com a pílula, como a ginecologista disse que provavelmente aconteceria (com um olhar de descaso, incluisve, durante toda a consulta). E a TPM, então? Nossa, sou capaz de matar, de acabar com a moral das pessoas e de agredir muito pessoas que gostam de mim... Simplesmente porque falta serotonina no meu cérebro e ele fica louco sem ela. Existem remédios pra controlar isso, maaaaas... eu não gosto de remédio.

Eu também não gosto de menstruar... já disse isso? Não me lembro. Isso acontece, porque minha memória, assim como minha concentração também se altera quando estou menstruada, com cólicas, ou até antes disso, durante a TPM que, inclusive, tem início 15 dias antes do primeiro dia de sangramento. Ou seja: eu já estou na TPM, praticamente, desde o dia primeiro de março. Legal, né?

Eu não gosto de menstruar... nem um pouco. Fico nessa tensão desde o décimo quinto dia antes da dita cuja "descer", tenho dores no útero, tenho dores nos seios, tenho dores nas pernas e nas costas, desde a região da lombar até o pescoço. Não gosto nem um pouco de menstruar, porque isso afeta TODO meu cotidiano: meu trabalho, meu relacionamento, meus amigos, meu TCC e meu jeito de dirigir. Fico agressiva, impo(t)(n)ente, chorona, sensível, louca e tenho mudanças de humor absurdas...

... mas aí a natureza resolve ser boa e expelir logo todo esse sangue podre e óvulo morto não-fecundado que ficaram cozinhando dentro de mim, durante dias. E eu menstruo. E, finalmente, a dor passa; o humor estabiliza; a pele melhora; o cabelo brilha; o olho brilha; meu namorado brilha... A menstruação limpa tudo: sangue podre, alma podre.

Ah! Como eu gosto de menstruar! =)


3 comentários:

Bia Mendes disse...

Laurita, Laurita, Laurita. Mentir é feio.
Ao contrário do que tu disse, escreve muito bem!
Eu adorei o texto e igualmente, odeio menstruar. Aliás, quem gosta?

Sentimos falta de você no sábado.

Um beijo, te adoro. E continue a escrever.

Fernando disse...

Hahaha... se puder, Laura, dê uma olhada no que minha amiga também escreveu sobre menstruar: http://meg-thelittle-one.blogspot.com/2009/03/sangria-inutil-sinonimo-muito-engracado.html

Vou mandar pra ela o link do que vc escreveu tb.

\O/

Unknown disse...

eu odeio menstruar. até era legal quando eu tinha 4 ou as vezes 6 longos meses de espera entre uma menstruação e outra, mas os remédios pra menstruar todo mês acabaram com a espera mt pouco desagradável.
eu odeio mentruar principalmente por causa das dores de cabeça e da barriga inchada como se eu tivesse acabado de beber um bar inteiro.
eu odeio brigar com as pessoas, mas menstruar tem esse efeito sobre mim. conclui-se q... eu odeio menstruar huashuahushua

eu vi um livro mt interessante dizendo q existe uma técnica mt simples pra parar de menstruar. consistia em tirar o útero. parece q funciona viu? mas não é mt recomendado caso vc tenha dúvidas sobre querer ou não ter filhos.

o mundo não parece mais feliz quando tudo acaba, então vc ficou com a pior e a melhor parte na mesma mesntruação, eu fiquei só com a parte mais ou menos depressiva. to pensando seriamente em reivindicar meu direito de botar ovos hahusauuhsa

oi, mt prazer, sou amiga do fernando e vc escreve mt bem ;)
bom fim de tpm pra vc

Powered By Blogger